28 de junho de 2017

Colaborações: histórias curtas em antologias

Serve este post para indicar algo que já circula há algum tempo no mercado nacional, e que foi anunciado quando da sua publicação, por outras plataformas. Tratam-de duas antologias na qual colaboramos como argumentistas, não fazendo sentido, portanto, fazermos um alargado juízo de valor sobre os mesmos projectos. Tratando-se de dois projectos bem distintos em termos de humor, propósito e natureza, isso revela-se na própria qualidade das histórias propostas por nós.

Crónicas da Comic Con trata-se de uma antologia coordenada por Bruno Caetano para a Zero a Oito, e cujo fito era um diálogo entre alguns criadores de banda desenhada com o famoso certame que tem tido lugar em Leça da Palmeira, para celebrar todo um sector da cultura popular. Nesse volume, participamos com duas histórias, "Dia da Caça", uma peça cómica com Marta Teives em torno de algumas das possíveis ideias do multiverso e variações de personagens famosos, e "Um para todos, tudo para um", com Nuno Rodrigues, um everything-bender dessas mesmas culturas mas procurando celebrar esses divertimentos de uma forma simples. Estamos numa companhia variada e não obstante a leveza do projecto, há competências asseguradas nas peças dos vários autores.

Dando início ao que se espera adivinhar como uma série de volumes de histórias curtas dos autores do The Lisbon Studio, e de certa forma dando continuidade a uma relação pessoal com esse colectivo mas mais particularmente com a artista Marta Teives, participámos com uma curta intitulada "O rasto do fantasma", que surge como uma mescla entre história de um quotidiano realista e alguns contornos onírico-poéticos. TLS Series: Cidades apresentar-se-á como uma colectânea de peças subsumida a um tema, e procurámos sublinhar essa palavra através da flânerie, as palavras e o amor.  A companhia é significativa, se bem que muito diversa igualmente.

Ficam os agradecimentos aos artistas que aceitaram o desafio ou que estenderam esse desafio, assim como aos editores respectivos.

2 comentários:

pco69 disse...

Naturalmente em termos pessoais, digo que a vossa história (Marta Teives/Pedro Moura), é das melhores, senão mesmo a melhor, desta coletânea Cidades.

Pedro Moura disse...

Caro pco69,

Agradeço as suas palavras, que muito me honra e, seguramente, à Marta Teives, que o merece. Todavia, como é de esperar, numa antologia existe sempre um grau de diversidade salutar que atingirá vários públicos. Ficamos contentes ter o nosso, mas esperemos que a recepção reflicta a diversidade do próprio livro.

Obrigado!

Pedro