25 de março de 2015

Outras literaturas: Próximo Futuro 2015.

Gostaria de anunciar, no momento em que isso se torna público, que no próximo dia 15 de Maio terá lugar uma mesa-redonda na Fundação Calouste Gulbenkian, na qual actuarei como moderador.

Trata-se de uma sessão dedicada à banda desenhada no encontro "outras Literaturas", integrado no programa Próximo Futuro deste ano, na Gulbenkian. 

Este encontro terá a presença dos autores Posy Simmonds (Reino Unido), Anton Kannemeyer/"Joe Dog" (África do Sul), e Marcelo D'Salete (Brasil). 

Eis o texto criado para a ocasião:

Sem mutantes nem conservantes: a Banda Desenhada e o diálogo intercultural.
«O encontro dedicado à banda desenhada, integrado na edição de 2015 do Próximo Futuro, convida três artistas bem diferentes entre si: Posy Simmonds, Anton Kannemeyer e Marcelo D'Salete. Distintos no que diz respeito à geração, nacionalidade, estilo, tradição e materialidade do seu trabalho, esta será uma pequena constelação que espelha a natureza múltipla e mutante da banda desenhada, um campo artístico cujo crescimento tem sido exponencial nas últimas décadas em todos os aspectos. Este encontro procurará compreender não apenas modos de produção mas também que respostas, diálogos e reflexões ela estabelece com o tecido cultural global.»
Ficam os agradecimentos à equipa do Próximo Futuro, sobretudo na pessoa do seu Programador Geral, António Pinto Ribeiro, pelo convite estendido, aos artistas por terem aceite o convite, a Marcos Farrajota, Paul Gravett e Rui Brito pelo apoio, e ainda a Francisco Sousa Lobo. O jornal do certame, a publicar, conterá uma banda desenhada inédita deste último autor. 

Sem comentários: