9 de dezembro de 2006

Chacun cherche sa case. Delfine (Miniblog)

Este livrinho mínimo, menor que a mão e de 12 pranchas, faz parte de uma série de publicações relacionadas com o projecto danger public. Trata-se de um projecto que apresenta um trabalho de um determinado artista, uma história contida nesta publicação (vejam o catálogo), e que depois tem ligações continuadas apenas neste site, ao qual acedemos através de uma palavra-código (ofertada no livro). O que começa como uma inócua versão do Capuchinho...rosa é rapidamente interrompido pois a autora, Delfine, não deseja continuar: assim, a personagem principal sai das vinhetas e "invade" o "mundo real" (representado por fotografias como cenário). Depois, encontra mais duas personagens "recusadas", de bandas desenhadas "impublicáveis" e estas, ao descobrir a evasão da primeira, chamam todas as outras companheiras abandonadas para ocuparem o seu espaço na prancha abandonada, alterando assim aquela que havíamos visto na primeira página. Não há muito mais a ser descrito, é quase total esta apresentação.
Mas este exercício mínimo, cheio de humor, e obviamente construído para um público infantil (com pequenos pormenores que nos fariam pensar duas vezes se apropriados, mas vivemos uma época de uma feliz permissividade e naturalidade para com a vida), com a vertente lúdica interactiva permitida no site, abre um espaço relativamente interessante das possibilidades de "reciclagem" daquilo que não servira para o seu objectivo primário, mais uma possibilidade de estratégias editoriais e de apresentação, e ainda de inventabilidade da apresentação da banda desenhada através de novas tecnologias.
Espero não estar a cometer uma acção desonesta ao ofertar-vos a minha palavra-códigoque poderão usar no site: "danstacase". Amusez-vous.
Nota: agradecimentos à Simona, pela oferta!Posted by Picasa

Sem comentários: