13 de outubro de 2005

The Authority. Revolution. Ed Brubaker, Dustin Nguyen & Richard Friend (Wildstorm)


Serve este post apenas como nota mínima, uma vez que já falei aqui de Brubaker e até tangencialmente deste título, que ainda não terminou (este é o primeiro paperback). E como o autor vem a Portugal por ocasião do AmadoraCartoon 2005, tanto melhor, para quem desejar conhecer pessoalmente o autor e levar um autógrafo.
Se bem que o tema geral de The Authority tenha sido lançado imediatamente pelo seu criador, Warren Ellis, e seja uma continuidade da catch-phrase do Homem-Aranha dos anos 60, de Stan Lee - "with great power comes great responsability" ("aos grandes poderes acrescem grandes responsabilidades") - Brubaker é capaz de se aplicar a uma variação não deprovida de interesse para os fãs. Aplicada à formulaica e repetidíssima questão, "E se os super-heróis existissem mesmo no nosso mundo?", que deu azo a criações que passaram desde o gabarito de autores como Harvey Kurtzman, Jessica Abel e Steve Weissman (estes dois na primeira antologia Bizarro Comics) num tom mais cómico, ou Alan Moore (desde Miracleman a Watchmen) num tom mais sério, e bem recentemente o título aqui referido de Micol e Phang, mas tema que também conheceu avatares absolutamente ridículos (lembram-se da colecção Novo Universo da Marvel, durante os anos 80?), o grupo Authority vê-se a batalhar contra o mais natural problema de quem possuí grande poder sobre os demais: a contestação. Afinal, todos os líderes, sejam estes iluminados ou ditadores, sempre partiram de "bos intenções" e "sabiam o que era melhor para todos".
Brubaker parece, como em Sleeper, estar à vontade para fazer jogos de cintura entre todos os clichès - universos paralelos, viagens no tempo, mortes que se revelam reversíveis, tráfico interdimensional de armas, violência gratificante, piadas sexuais brejeiras, "bocas" à política interina e externa contemporânea estado-unidense, espiritualidade pop light, e "algo que mudará a vida destes heróis para sempre"... Para soluções de pacotilha, mastiga-se confortavelmente. Posted by Picasa

1 comentário:

Anónimo disse...

o desenho do Nguyen está fantástico nessa revista! e o argumento do Brubaker deve ser otimo pelo modo como voçê descreveu! gostei muito de conhecer o Ler Bd! um abraço!